Páginas

Cronica: O que é ser Homem na sociedade moderna?


Estou a meses ouvindo comentários a respeito de um rapaz participante de um reality show em uma grande emissora de TV. Esse jovem conseguiu conquistar fãs e seguidores em muitas partes do Brasil, que o descrevem como uma pessoa sincera, honesta, verdadeira que não esconde sentimentos e fala na cara o que pensa. De tanto eu escutar quis conhecer quem é esse "príncipe" e como ele mesmo se descreve, deparei-me com um "ogro", o pior é que os ogros das histórinhas, ainda conseguem ser mais doces do que este rapaz.
O que será que está acontecendo com os valores da sociedade? Até onde ser mal educado, grosso, desrespeitador e preconceituoso pode soar sinceridade e nobreza de caráter?
Ser homem na nossa sociedade é ser desta forma, um ser desprezível e anti-social? Esse é o modelo que jovens e as mulheres modernas, ou não tão modernas assim, escolheram para representar a classe dos homens convictos?
As dúvidas pairam sobre minha mente e a todo instante alguma coisa teima a catucar-me, pois sou mulher e gosto de homens. Mas sou culta e esclarecida, pelo menos até hoje era convicta disso. Mas diante do protótipo do macho que hoje a sociedade elege, não pude deixar de rever meus conceitos. Afinal nunca imaginei que as mulheres gostassem de ser tratadas com tanto destrato e indiferença. Diante disso tenho que reler Nelson Rodrigues em suas fantásticas narrativas de homens canalhas e mulheres objetos, mas mesmo assim não consigo encontrar nada semelhante ao que hoje, homens e mulheres escolheram para imagem ideal do homem brasileiro. Acredito que mesmo diante do Rei do cangaço, "cabra-macho nordestino" essa nova escolha é mais assustadora. Ser grosso ou cruel por opção à uma vida dura sem o racionalismo que a educação nos oferece é até perdoável e digno de ser contado. Mas ser preconceituoso, mal educado, insensível e manipulador por opção é indefinível, deixo para os fãs...
Com toda essa lamentável apreciação rendo-me aos homens que se dizem "drags", pois com todos os trejeitos e cores exóticas, não esqueceram que são homens de verdade e apresentam sentimentos, não temem o choro em suas fraquezas, ao contrário admitem seus erros e pedem desculpas em caso de "mal entendido". O pior nisso é que esses homens não curtem as mulheres para um relacionamento intimo, preferem aos outros homens.
Nesse ponto vou parar, reavaliar toda essa nova "conquista" humana, mas não é muito difícil e se não fosse trágico seria cómico, concluir: Estamos a ponto de derrubar a Teoria Evolucionista de Darwin e criar uma nova Teoria para tentar explicar o retrocesso da espécie humana. Preconceitos à parte, alias sempre preferi conceitos a eles, diante de todo avanço tecnológico a máquina humana é a única que não avançou realmente, ela preferiu criar substitutos cibernéticos para retornar a condição Neandertal. Será isso por acaso? Deixo a conclusão para os poucos que ainda pensam comparados a uma sociedade tão grandiosa, em números.
Marta Vaz

Um comentário: